Curiosidades


A surdez e o funcionamento do ouvido interno

 As pessoas com surdez ouvem,  geralmente, um zumbido constante, que acabam até a se acostumando e não se importando com ele. 
(Image: Jeroen van Oostrom / FreeDigitalPhotos.net)


Curiosidades da odontologia de 1940

Encontrei no fundo do baú uma agenda de 1940 que, na verdade tem na capa o nome "Apontamentos Mascote 1940". Ela foi distribuída ou patrocinada por Depósito Dentário Carioca, de Eduardo Haerdy & Cia. Ltda.  Então, resolvi postar aqui uma parte do  conteúdo dessa agenda, principalmente de anúncios da época, como curiosidades na odontologia  de 71 anos atrás.


Por que as baleias estão morrendo nas praias?

 Um fenômeno vem ocorrendo nas praias pelo mundo, já há alguns anos - baleias encalhando nas praias e, a maioria, morrendo. Qual será a principal causa do fenômeno? 
(Image: puttsk / )FreeDigitalPhotos.net) 
(Foto ilustrativa)


O peixe que anda em terra

Assisti há uns dias, na TV por assinatura, na National Geographic, uma reportagem excelente sobre um peixe que consegue andar em terra e, compartilho aqui com você algumas informações que me lembro sobre ele.
O peixe cabeça de cobra sobre a grama 

Curiosidades do cérebro

Recebi este texto por e-mail e resolvi postar aqui, por achar muito interessante! 
  
Image: Salvatore Vuono / FreeDigitalPhotos.net


Curiosidades sobre computadores pessoais

Autor do artigo: Paulo Roberto, o editor deste blog 
No início da década e 80, conheci os primeiros computadores pessoais. Eram os da serie TK: Tk 82, TK 83, TK 85, TK 2000.

Curioso Barulho de Chuva

Assista aqui no blog mais um curioso vídeo que selecionei do Youtube. Tamanha criatividade  e perfeição chega a emocionar, você vai ver.


A Curiosa Casa Motorizada

Este curioso vídeo do Youtube mostra uma casa que foi planejada para ser movida por motores. Assista.


Curiosidades dos Jogos Olímpicos

Segundo a mitologia grega, os Jogos Olímpicos surgiram quando Hércules, depois de andar pelo mundo realizando incríveis proezas com a sua força, foi para a ilha de Creta. Lá construiu um Estádio, onde, juntamente com seus irmãos, praticava corridas.

As habilidades do violonista Robson Miguel

No início do ano 2009, eu assisti no Programa Jô Soares a entrevista com o violonista Robson Miguel e fiquei impressionado com a intimidade dele com o violão. Ele toca até conversando, com uma habilidade que realmente impressiona. E, para minha surpresa, encontrei no Youtube o vídeo sobre a entrevista.


Curiosidades do Sistema Nervoso

O Sistema Nervoso é formado por tecido muito delicado e complexo: o tecido nervoso. Está dividido em Sistema Nervoso Central, Sistema Nervoso Periférico e o Sistema Nervoso Autônomo. 
Image: jscreationzs / FreeDigitalPhotos.net 
Neurônio

Curiosidades Sobre os Olhos

Nenhum outro órgão do corpo humano apresenta , não obstante as suas diminutas dimensões, uma estrutura tão complexa como os olhos. 
Image: Tina Phillips / FreeDigitalPhotos.net


Curiosidades Sobre os Porcos

O porco é o único animal invulnerável à picadas de serpentes venenosas.
Image: Tom Curtis / FreeDigitalPhotos.net 
Alguns entendidos afirmam que este fenômeno se deve às mantas de gordura do animal, que impediriam que o veneno possa atingir a circulação sanguínea.

Curiosidade em Belo Horizonte

Existe em BH um local chamado ladeira do Amendoim (pelo menos era assim chamado na época em que lá estive); trata-se da Rua do Amendoim, próxima à Praça do Papa, no bairro Mangabeiras, em BH.

Curiosidade sobre o Ímã

São pedaços grosseiros de ferro conhecidos como magnetita. Apresenta propriedades magnéticas no seu estado natural sendo portanto, ímãs naturais. O outro e único ímã natural é a Terra. Os demais ímãs são chamados artificiais porque são feitos pelo ser humano.

Postais Antigos de Paris

Autor do artigo: Paulo Roberto, o editor deste blog.
Um amigo do meu sogro sempre que retornava da Europa trazia uns cartões postais. Isso no início do século XX. Como ganhei alguns postais destes há alguns anos e  guardei, pois achei muito interessantes, resolvi mostrá-los aqui no blog porque tem muita gente que curti fotos e postais antigos ao ponto de olhar cada mínimo detalhe.


Curiosidades sobre o Polvo

O polvo é o mais horrível e repelente dos monstros marinhos. É feroz e voraz. Seus tentáculos agarram-se às suas prêsas, como serpentes.


Curiosidades após o naufrágio do Titanic

Foi o maior transatlântico da sua época. Tinha 47 mil toneladas, e pertencia ao White Starline. Na sua primeira viagem, no dia 14 de abril de 1912, chocou-se com um iceberg, ao sul da Terra Nova, a caminho de Nova Iorque. 

Por que a Torre Eiffel é torta e é maior no verão?

Torre Eiffel, 
(upload feito originalmente por faamandres.) 
Como já apresentamos postais antigos de Paris vamos mostrar também, algumas curiosidades sobre a Torre Eiffel. 
Image: Francesco Marino / FreeDigitalPhotos.net

Ruído, Estímulo Prejudicial ao Sistema Nervoso

O ruído é provocado por ondas de pressão que se expandem através do ar. A unidade para medi-lo é o decibel, nome criado por Alexandre Granham Bell, que inventou o telefone. Os técnicos são categóricos: ruídos acima de 60 db são prejudiciais à saúde.

Publicidades


    Widget Slides das Postagens Recentes

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário