terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Dica de hoje: banhos!!!



Achei interessante criar uma postagem "menorzinha" em caráter de dicas para vocês se atualizarem sem ficarem lendo textos enormes!! 

A dica de hoje é sobre BANHOS!!
Existe uma polêmica muito grande se os banhos em excesso fariam mal aos animais domésticos, ou se banhos de menos seriam prejudiciais... Enfim! O importante a saber é que os animais também precisam de banhos de vez em quando, principalmente no verão! Não há uma regra, nem uma proibição, temos é que ser sensatos! 
Acredito que um banho por semana ou a cada 15 dias, para cães que vivem dentro de apartamentos, está de bom tamanho! E para aqueles que vivem em quintais ou sítios podem se beneficiar de banhos quinzenais ou até mesmo mensais!
Já os gatinhos também podem ser banhados, mas por apresentarem hábitos de higiene mais sofisticados que os cães, acredito que banhos mensais ou bimensais seriam interessantes!
Mas não estamos falando de tosas, ein? Apenas dos banhos! As tosas devem seguir as recomendações para as raças, sendo que algumas delas são tosadas todo mês e outras não apresentam recomendação de tosa, apenas de escovação da pelagem!! Mas isso é tópico para outro dia!!!
Em relação aos produtos de banho vale a seguinte afirmação: sempre utilizar produtos feitos para animais, salvo recomendação do veterinário, é claro! Para banhos em animis saudáveis o ideal é utilizar um sabonete, um shampoo e depois um pouco de condicionador ou máscara hidratante para pêlos... Parece frescura? Mas não é... Os cães têm uma tendência muito grande ao ressecamento da pele e isso é agravado pelo uso incorreto de produtos no banho, como sabões de côco e produtos humanos. Então fiquem atentos: usem sempre produtos de qualidade e na dúvida consulte o veterinário!!
Última dica: evitem o uso de perfumes muito fortes nos animais, pois isso afeta o olfato deles! E cá pra nós: cheirinho de limpeza já o suficiente!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário