terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Pulga... para quê te quero



   O tema de hoje são as famosas "PULGAS"! Esses pequenos artrópodes, quando presentes em nossos animais domésticos, podem causar um "problemão"! Isso porque as pulgas, além de causarem coceira e irritação na pele, podem transmitir vermes e causar graves alergias. Mas falemos primeiro das pulgas:


Nome comum: Pulga
Reino: Animal
Filo: Artrhopoda
Classe: Insecta
Ordem: Siphanoptera
Família: Pulicidae
Gênero: Ctenocephalides



   As pulgas apresentam os seguintes estágios de desenvolvimento: ovo, larva, pupa e adulto. Os adultos se alimentam de sangue (picando nossos animais domésticos), e as larvas se alimentam de fezes das pulgas adultas. Quando na forma de pupa, não se alimentam e podem permanecer nesse estágio por mais de 1 ano até que as condições do ambiente se tornem favoráveis (umidade e calor ideais), assim elas eclodem se tornando adultas. Quando um ambiente se encontra infestado de pulgas e retiramos os animais e as pessoas dele, as pulgas adultas acabam morrendo, mas as pupas permanecem em estado de dormência. Ao retornar para o ambiente (animais e pessoas) é comum que todas essas pupas eclodam de uma só vez, ocorrendo uma infestação maciça. Esse fenômeno ocorre devido ao aumento do gás CO2 liberado tanto pelos animais, quanto pelos seres humanos. Por isso é tão importante a desinfecção do ambiente juntamente com a desinfecção dos animais, pois um afeta o outro!
   Outro detalhe importante a falar é que o número de pulgas adultas, que fica no corpo dos animais, representa somente 5% da quantidade total de pulgas presentes no ambiente (considerando nesse cálculo os ovos, larvas e pupas), ou seja, se no seu animal encontramos 5 pulgas adultas, no ambiente certamente haverá 95 outras pulgas em estágios menos evoluídos prestes a se tornarem adultas! Um horror, não é? E mais assustador ainda é saber que cada fêmea adulta é capaz de gerar em média 500 novas "pulguinhas" em sua vida que dura cerca de 100 dias!
   Então vamos falar da parte boa, não é mesmo? Da solução para o problema! Existem hoje no mercado diversos produtos para acabar com esses seres tão desagradáveis! Os preços variam enormemente e as formas de aplicação também. Em geral, existem 04 meios de se combater as pulgas no animal: banhos, produtos em spray, produtos em formulação "spot-on" e comprimidos via oral. Não cabe dizer aqui qual o melhor produto ou a melhor forma de tratamento, pois isso, apenas o Veterinário que avaliar seu animal poderá dizer. Cada animal possui uma particularidade e, por isso, o medicamento de escolha será aquele que melhor combater as pulgas sem causar danos ao seu animal!
   Aproveitando que estamos falando de medicações, lembre-se que muitas delas são altamente tóxicas (se usadas incorretamente) e algumas podem gerar alergias no seu bichinho, por isso é bom repetir que ao tratar pulgas em seu animal consulte sempre seu Veterinário de confiança!!! Vale lembrar que alguns produtos são de uso exclusivo em cães e altamente tóxicos para os gatos, logo, a bula do medicamento deve ser lida com muita atenção para não correr o risco de intoxicações acidentais!

ALGUMAS MEDICAÇÕES:

Frontline cães® - spray e spot-on (existe uma formulação própria para os gatos)
Defendog® - spray (cães)
Advantage Max3® - spot-on
Revolution® - spot on (existe uma formulação própria para os gatos)
Pulvex® - spot-on
Prac-tic® - spot-on
Fiprolex® - spot-on
Capstar® - comprimido via oral (cães e gatos)
Program plus® - comprimido via oral
Mypet aerosol® - spray ambiental
Fleegard® - spray ambiental
Certifect® - spot-on
Obs: Certificar antes se o produto pode ser, ou não, aplicado em gatos!!

   Como dito anteriormente, não adianta fazer o controle apenas no animal e esquecer o ambiente! Os produtos de uso frequente, para combater pulgas em nossas casas, são extremamente tóxicos para nossos animais e para nós! Por isso sempre recomendo a todos meus clientes que contratem uma empresa especializada e dedetizem sua casa ou quintal, pois a segurança vem em primeiro lugar e a praticidade também! Desse modo, o controle fica mais eficaz e os nossos bichinhos agradecem!
   Uma última observação: ao menor sinal de pulgas em seu animal, leve-o ao Veterinário, pois será necessário que ele seja vermifugado (mesmo que esteja em dia com o remédio de vermes), pois as pulgas transmitem um tipo de verme que causa intensa coceira no ânus (aquele típico arrastar o "bum-bum" no chão), diarréia ou constipação e até vômitos! E, além disso, seu animal pode estar se coçando por ser alérgico às pulgas e aí somente um bom profissional Veterinário saberá diagnosticar esse problema e tratar seu tão amado bichinho!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário