domingo, 31 de março de 2013

Cio canino


Envie suas anotações por e-mail.
faça suas anotações
clique aqui para abrir o bloco de notas
Vacinar é um ato de amor!
clique aqui para ver a tabela de vacinação
Cio canino

Normalmente, as cadelas entram no cio entre os 6 e os 10 meses de idade, em alguns casos o cio ocorre quando o animal já está com 1 ano.
O período do cio dura em média 15 dias, mas a fêmea só aceita o macho à partir do 7º ou 8º dia do cio considerando que no 11 dia ocorre 50% da liberação dos óvulos, aumentando as possibilidades de ocorrer a fecundação.
Existe um exame que tem por finalidade detectar as fases do ciclo estral (cio) possibilitando saber-se a data do provável acasalamento, evitando por exemplo, o deslocamento desnecessário, brigas entre os mesmos no período anterior ao estro.

Evite acasalar fêmeas muito jovens, deixe um lastro de no mínimo 2 ou 3 cios.

Estágios do cio

Proestro - 
ocorre o inchaço da vulva, seguido de sangramento. Dura em média 9 dias, podendo provocar distúrbios comportamentais na cadela.
Estro - nesta fase a fêmea se torna fértil e receptiva, permitindo então a monta ou acasalamento. Este período dura aproximadamente 9 dias. É normal que a fêmea se exponha colocando a cauda para o lado convidando o macho para o acasalamento.
Diestro - neste estágio a fêmea não aceita mais o macho pois o cio chegou ao fim. Este período dura em média 2 ou 3 meses.
Anestro - no período de 4 meses, a fêmea não sofre alterações comportamentais significativas induzidas por hormônios sexuais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário