quarta-feira, 20 de março de 2013

Samantha cardoso


Pet Curioso - Husky Siberiano Samantha






O Husky Siberiano é uma raça oriunda dos Estados Unidos da América, do tipo Spitz – Cães nórdicos de trenó. Fisicamente pode pesar até 28 kg e chegar até 60 cm. É considerado um animal de trabalho rápido e corpo compacto, protegido por uma densa e dupla pelagem. As cores de sua pelagem são bastante variadas, indo do branco puro ao preto e branco. São carinhosos, companheiros e podem vivem em média de 10 a 15 anos.



História

Os Huskies surgiram na Sibéria há 2000 anos, na península dos Tchukchos, que limita ao oeste com o rio Kolima, onde vivia o povo esquimó Chukchi. Este era um povo independente, que não se submetia às autoridades russas. Desta forma, ficou praticamente 3 séculos sem o contato com outros povos. Então, a partir do primeiro contato com soldados russos este povoado ficou ameaçado. Para a sua defesa os Huskies foram desenvolvidos, pois precisavam de uma raça capaz de puxar trenós com pequenas cargas, por longas distâncias, com pouca comida e nas condições de tempo mais rigorosas, que chegam facilmente à - 60º C. Para sua defesa, eles se organizavam em patrulhas, com trenós muito rápidos, guiados por suas matilhas. Graças aos seus cães que o povo Chiukchi se livrou dos russos, teve o reconhecimento de seu território e de sua independência política.
Em 1909 começaram a se popularizar pelo mundo. No Brasil, os primeiros Huskies apareceram no Paraná, no início da década de 70.



Balto

Foi um cão metade Husky Siberiano, metade lobo, que vivia no Alaska e ficou conhecido por liderar uma matilha em busca de medicamentos em 1925, quando houve uma grande epidemia de difteria. Uma estátua deste cão foi erguida em Nova York para homenagear todos os cães que participaram desta busca.


Curiosidades

- O Husky Siberiano é uma raça que gosta muito de brincar, mas possuem instinto de caça, podendo perseguir e matar animais de pequeno porte.

- Também possuem o hábito de lamber o pêlo como medida de higiene.

Nenhum comentário:

Postar um comentário