domingo, 31 de março de 2013

Cio



Ciclo Sexual da Cadela


  
cadelat.gif (2083 bytes)De maneira geral, as fêmeas alcançam a maturidade sexual em torno dos 6 meses de idade, mas há grandes variações entre raças e indivíduos. Normalmente as fêmeas de raças grandes demoram mais para ter o primeiro cio. Também é normal que em canis coletivos o cio demore mais a chegar.
Assim como o início do cio varia de fêmea para fêmea, o intervalo entre um cio e outro também é bastante variável, sendo mais comum o intervalo de 6 meses. Nas cadelas mais velhas é comum que o intervalo entre um cio e outro aumente, mas nunca atingem a 'menopausa'.
O ciclo sexual das cadelas é divido em 4 fases:
  • Proestro - manifesta-se por um inchaço da vulva e corrimentos. Nesta fase a cadela exerce forte atração sobre os machos, mas recusa a cópula.
  • Estro - é a fase durante a qual a fêmea aceita o macho. Nesta fase a vulva continua inchada, mas normalmente, o corrimento é bastante reduzido/inexistente. Portanto, caso queira acasalar sua fêmea este é o período indicado e normalmente vai do oitavo ao décimo quinto dia após iniciar o corrimento. Para aqueles que não desejam acasalar, o ideal é isolar a fêmea. Não se deixe enganar pelas diferenças de tamanho entre machos e fêmeas. Nesta fase eles dão "um jeito", viram verdadeiros contorcionistas... 
    Para certificar-se da 'disposição' da cadela, um truque bastante eficaz é passar o delo na base do rabo da cadela. Quando ela está 'disponível', a fêmea desloca o rabo para o lado, deixando totalmente aparente a vulva.
  • Metaestro - período da gestação, parto e lactação para as cadelas que efetivamente cruzaram. Neste período, muitas cadelas que não cruzaram apresentam sintomas de gravidez, a chamada Gravidez Psicológica.
  • Anaestro - período de descanso sexual.
cadelat.gif (2083 bytes)
A duração de todo o cio também é variável, mas de forma geral dura de 15 a 20 dias.Lembre-se de não cruzar sua cadela antes do terceiro cio. A gestação dura entre 58 e 63 dias. Caso passe deste período, procure imediatamente o veterinário.

Normalmente no primeiro cio as fêmeas aprendem a manter-se limpas, lambendo-se com freqüência e aos lugares onde porventura tenha pingado sangue. As calcinhas higiênicas são uma opção, mas deve-se lembrar que as cadelas precisam de um tempo para se acostumar ao uso delas.
caot.gif (2170 bytes)
Não existem nenhuma restrição quanto aos banhos neste período. A única atenção especial é quanto aos passeios da fêmea durante o período fértil: não descuide nem por um minuto.

Não é recomendável que se cruze a cadela em todo cio. Isso porque o processo de gestação, parto e amamentação é muito desgastante. O ideal é que se acasale a fêmea num cio e deixe-a descansar no próximo.



Informações sobre o cio 



       O cio é o período de ovulação que ocorre somente nas fêmeas, em que elas ficam suscetíveis às investidas dos machos - e eles podem sentir o odor das fêmeas no cio a quilômetros de distância. Uma substância química conhecida como feromônio é liberada com a urina das cadelas, e é esse cheiro que atrai os machos. O primeiro cio é o marco de entrada da cadela na puberdade, e normalmente ocorre entre 7 a 10 meses de idade, em grande parte das raças. 
       Em determinados dias durante o cio, a fêmea está fértil, ou seja, caso ocorra acasalamento, são grandes as chances de que ela engravide. Diferente dos humanos, a cadela nunca deixa de entrar no cio, até o fim de sua vida. O macho não apresenta um período de cio, e é capaz de fecundar uma fêmea em qualquer momento. 
       Podemos identificar fisicamente os primeiros sinais do período de cio nas cadelas quando há sangramento - desde que seja bem moderado - e sua vulva (região genital externa). O início do sangramento é considerado o primeiro dia do cio. Em média, a duração do cio canino é de 15 a 16 dias, e tende a ocorrer de seis em seis meses, sendo que, desde que constante, este intervalo pode variar: algumas cadelas entram em cio a cada cinco meses, outras a cada sete meses. 
       O cio, normalmente, apresenta estágios bem definidos. Nos primeiros 7 a 8 dias, a cadela apresenta um sangramento bem leve, que tende a desaparecer. É durante este estágio que ela aceita o contato com machos, porém, embora ela permita que eles a cheirem, costuma reagir quando eles tentam montá-la. Depois desses primeiros dias, durante mais 8 ou 9 dias, a cadela aceita que os machos montem sobre ela, e é quando efetivamente ocorre o acasalamento. 
       Se o dono da cadelinha não desejar que ela fique prenha, deve impedir que ela tenha contato com machos desde o sétimo dia do cio até seu fim. O jeito mais seguro de evitar que sua cadela tenha cria é, sem dúvida, a castração. Outros benefícios da castração são diminuir significativamente as chances de câncer nas glândulas mamárias da fêmea se feita antes do primeiro cio, acabar com o incômodo de outros cios e descartar o uso de anticoncepcionais caninos, que podem prejudicar a saúde da cadela. 
       Quando o cio vai chegando ao fim, a cadela volta a rejeitar o macho e o inchaço na região genital diminui gradativamente. 
       Algumas cadelas - em especial as mais adultas - podem não apresentar o sangramento característico do período de cio, o que dificulta sua identificação. Isso pode ser um contratempo importante para os donos de cães que querem evitar crias de suas cadelas. É errado, portanto, pensar que cadelas que não apresentam sangramento não entram no cio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário