sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

ENTREVISTA/LEITURA: “CAROL POR CAROL”


Título: Carol por Carol
Autor: Luciana Fonseca
Editora: Ssua
Número de páginas: 188
Site: www.carolporcarol.com.br
Este é um livro de alegria! De testemunho de uma força maior, DEUS, iluminando a Lu, neste seu reencontro com seu mundo interior, sua paz, sua Carol. A menina, filha única, inteligente e madura desde pequenina, que viveu o período de formação de sua personalidade na companhia privilegiada da Carolzinha. Uma amiga de quatro aptas muito devota, carinhosa, leal e alegre; uma presença constante em sua vida por treze lindos anos. Esta filha sofreu com a perda deste ente querido. Estava triste e precisou de muito tempo para buscar, lá no fundo do seu coraçãozinho, cada uma das partículas a serem juntadas, dia após dia, para construção da força da superação. Força que lhe permitiu ver que a beleza da vida que viveram juntas supera a dor da partida, daquele procurar e nunca encontrar, da falta da amiga querida e insubstituível. É a certeza da lembrança eterna, superando a saudade, abrindo a cortina e deixando ver o ensinamento expresso pela vida daquele pequeno 'ser peludo' de três quilos e meio, com cara de “What?”, como carinhosamente a Lu costumava chamar Carolzinha. A lição também serviu aos pais, que demoraram a entender a força deste amor e o tamanho da perda, para a meiga e sensível filha. E a felicidade chegou a estes mesmos pais, que sofriam juntos antes, ao ver a força da filha, agora mais madura e preparada para a vida. Vencedora, como sua guerreira Carol gostaria de vê-la!
Amo Cachorros: Carol, antes de iniciarmos a entrevista, conte um pouco sobre você.
CAROL: Oi, todo mundo! Eu sou a Carol Thur, Yorkshire Terrier, super alegre e falante, que adora fazer amigos, sejam eles humanos, caninos, felinos, passarinho, peixe, girafa... Minha mami humana é a Luciana Fonseca, com quem eu sempre compartilhei uma história mais que bem-sucedida de amor, amizade, lealdade, cumplicidade e muito colo! Ah, eu sou linda; viu? Com meus pelos dourados (que me renderam o apelido de mico-leão-dourado) esvoaçantes e brilhantes, meus olhos escuros e expressivos e meu focinho molhado e super xereta...eu sou uma figura! Tão figura que virei AUAUtora. HÁ!
AC: Carol, como surgiu a idéia de escrever o livro?
CAROL: Minha autoDOG-grafia, ou autobiografia canina, "CAROL POR CAROL", foi escrita para que outros humanos valorizem, ainda mais, cada minuto ao lado de seus amados pets e percebam que esta deliciosa ligação sempre vale a pena! Narrada por mim, minha história com a Luciana e minha família mostra, com sensibilidade e senso de humor CANINOS que, abrindo seu coração, um humano pode aprender mito conosco. E, mesmo quando não estivermos mais neste plano, um pedacinho de nós sobrevive em vocês! Mami diz que sobrevive um tantão...no meu caso sussurrando na cabecinha e no coração dela que nossa história deveria inspirar e homenagear outros, em forma de livro. "CAROL POR CAROL" mostra que as lições e o amor continuam para sempre. VALE A PENA viver uma história como a nossa e tantas muito parecidas em sua essência: amor!
AC: Quem te auxiliou a escrever o livro?
CAROL: Minha mami, a Lu, que é minha melhor intéprete! Ela fez direitinho o exercício de tentar enxergar as situações, o mundo, a vida pelo meu ponto de vista. Ela se esforçou para simplificar, tentar ser um ser humano melhor e mais solidário, valorizar as pequenas grandes coisas da vida. Um carinho... a cara peluda perto da sua, sentar no sofá e ouvir a chuva lá fora... Mami aprendeu comigo e me traduziu no "CAROL POR CAROL", sempre seguindo a filosofia mais otimista: a canina, lógico!
AC: Qual a importância da Luciana em sua vida?
CAROL: Ela é minha mami humana, gente! Ela me procurou, achou, trouxe-me para casa (Meu LAR!). Ela me adotou, protegeu, defendeu (Eu sou pequenininha; lembram?) e zelou por meu bem-estar físico e emocional pelos maravilhosos 13 anos que passamos juntas na Terra. Aliás, carinho e cuidados que TODOS meus amiguinhos têm direito e MERECEM receber, ao invés de abandono, maus-tratos e desprezo, como acontece tanto...sniff. Ah, e a Luciana continua me carregando em seu coração, mantendo-me viva no CAROL POR CAROL, nas entrevistas, no meu site. Mami troca experiências com outros humanos e seus pets, ouve, conversa. Isso é muito enriquecedor e honra tudo que vivemos juntas! Eu te amo, mãe!!!
AC: Qual foi a melhor fase da sua vida?
CAROL: Do dia em que eu nasci, AUté....AUgora! Cada dia é único e precioso, merecendoser vivido e valorizado como tal. Afagos, o Sol, união, alegria, abrigo, um pote de água fresquinha... eu fui muito afortunada em ter minha família e cada dia da minha vida foi o máximo. Já agora, mami me eternizou e eu continuo lembrada e tagarelando...isso é felicidade!
AC: Como lidar quando um AUmigo vira estrelinha?
CAROL: Cada um lidará com essa situação de forma única, que não merece ser julgada, medida, ou criticada. Pelo ponto de vista canino, eu aconselharia os humanos que ficam a serem sábios para sentir, rir, chorar. Porém, sempre lembrarem que seu companheiro deixou lições e amor para toda a vida... e mais um pouco! Ah, e está no "CAROL POR CAROL": sente-se falta do que VALEU A PENA viver. Amor, cumplicidade, lealdade, um olhar pidão e orelhas xeretas, mais aquele focinho molhado, as memórias de aconchego, ou da travessura mais 'criativa'  não morrem.
AC: Se pudesse aconselhar o ser humano, o que diria?
CAROL: Abra seu coração e observe o outro, no caso seu pet, com carinho e cuidado. Se ainda não tiver um, corra para adotar aquele amigão que espera por você! Viva com mais leveza. Pense que aquele feriadão com chuva é nota dez... para uma soneca! Que ter alguém brincalhão, AUnimado e carinhoso te esperando em casa é mais valioso que qualquer barra de ouro! Curta a vida. Curta sua convivência inesquecível com seu pet e o aprendizado mútuo. Ao máximo e de verdade.
AC: Qual a mensagem principal de sua autoDOG-grafia?
CAROL: Ainda bem que você falou principal, porque minha autoDOG-grafia vai longe! HA!Bem, a mensagem principal: que a relação humano-pet envolve muito mais do que salta ao primeiro olhar, na forma de sentimentos, humor, compromisso, calor. E que sempre VALE A PENA ter uma figura como eu por perto. Ainda bem, porque não vamos desgrudar de seu coração jamais! Au, au, AUbraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário