sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

SEÇÃO: “RAÇAS”



 
RAÇA: AUSTRALIAN SHEPHERD

Nome da Raça: Australian Shepherd (Pastor Australiano)
Origem:
Estados Unidos
Utilização:
Pastoreio
Porte:
Médio
Altura:
46 cm a 59 cm
Peso:
18kg a 35kg
Pelagem:
Médio, reto e denso
Cores:
Preto tricolor (com branco e tan), vermelho tricolor (com branco e tan), azul merle (com branco e tan) e vermelho merle (com branco e tan).
Temperamento: Obediente, inteligente, com um forte instinto de pastoreio e guarda. Companheiro leal, com garra para trabalhar o dia inteiro (trabalham por amor ao dono).

Apesar do nome ser Australian Shepherd (Pastor Australiano), a origem da raça é estadunidense. A raça também é conhecida como “Aussie” (australiano).
A raça foi criada para controlar gado e trabalhar em todos os afazeres de um rancho. Atualmente, ainda é utilizando como pastor e guarda em fazendas, mas também em serviços humanitários.
Australian Shepherd é inteligente, alerta, amoroso e confiante. De porte médio, é um cão atlético e ágil, que precisa de atividades físicas e mentais constantemente. É a companhia ideal para pessoas de perfil ativo, que podem atender a suas necessidades.
Observação importante da Marcia do Canil Wind Spirit: Eles são atléticos, precisam de exercícios, mas não necessáriamente de muito espaço. Nós costumamos dizer que podemos ter em casa tantos Australians quantos couberem no nosso lavabo. Adaptam-se muito bem a apartamentos, desde que lhes propicie exercicios diários em quantidade adequada.
Sendo um cão pastor, o Australian Shepherd tentará vigiar pequenos animais e até mesmo crianças. Com exercícios e treinamento, torna- se leal e companheiro. É reservado com estranhos, apresentando qualidades também como cão de guarda.
Com os donos são muito carinhosos, gostam muito da companhia humana. Costumam seguir as pessoas da casa por todos os cômodos e sofrem se são deixados sozinhos por muito tempo. Não são cães de colo, masapreciam brincadeiras e atividades que envolvam contato com o dono.
Nos Estados Unidos são cães muito populares em esportes como Agility, Frisbee, Flyball, competições de obediência, além de participarem bastante de projetos de terapia assistida por cães.
Australian Shepherd possui 4 variações básicas de pelagem. A mesclagem dá um toque completamente individual a cada cão. São quatro cores aceitáveis: preto tricolor, vermelho tricolor, azul merle (marmorização de cinza e preto) e vermelho merle (marmorização de vermelho e prateado).
Se você quer saber mais sobre o Australian Shepherd (Pastor Australiano)? Converse com a Marcia ou com a Beatriz do Canil Wind Spirit pois elas entendem MUITO sobre o assuntoe são super atenciosas!! Garanto que você irá se apaixonar (ainda mais!)! Site:http://pastoraustraliano.com.br
Encontrei um vídeo do canal Animal Planet falando sobre Australian Shepherd. É uma série chamada “Dogs 101“. Vale a pena conferir! http://www.youtube.com/watch?v=PKKt7j5VJ_U
E antes de adotar um animal, leia o post sobre Posse Responsável

 
Quem nunca viu um Labrador? Famoso por atuar em filmes e comerciais, o Labrador é umcão dócil e muito amoroso. Tenho um labrador fêmea e sei o que é ter um cachorro que precisa de atenção e atividades o tempo todo. :)


Nome da Raça: Labrador Retriever, Retriever do Labrador, Labrador
Origem: Grã ­Bretanha
Utilização: Cão de caça
Grupo: Retrievers, Levantadores e Cães D'Água
Porte: Médio-pesado
Altura: 54 com a 57 cm
Peso: 25 Kg a 34 Kg
Pelagem: Curta e densa. É frequente a troca de pelos.
Cores: Inteiramente preto, amarelo ou fígado/chocolate. O amarelo vai do creme claro
ao vermelho da raposa.
Temperamento: Companheiro fiel, inteligente, obediente, amigo, muito ágil, excelente faro, cuidadoso ao recolher caça (boca macia), apaixonado por água e capaz de se adaptar em qualquer lugar.

A origem do Labrador está ligada aos primeiros habitantes de Newfoundland, no Canadá. Eles eram pescadores e mandavam buscar cães com prática na pesca na Inglaterra. O animal ideal deveria ter um pêlo que repelisse a água e também um forte instinto para recuperar os peixes e as redes de pesca. Como o trabalho no mar podia durar muitas horas, o cão deveria ainda ter muita resistência física.
Labrador é muito amoroso e adora a companhia de pessoas. Para quem tem crianças, o Labrador é muito indicado, já que não é agressivo e se porta bem durante as brincadeiras.
Por ser um Retriever (em inglês: recuperador), é ótimo caçador, portanto, irá buscar objetivos e levá-los até o dono, desde uma bolinha até um sapato sujo. Hahaha xD
Labradores não servem como cães de guarda, pois adoram pessoas e quando alguém chega é uma festa.
Como a raça foi usada inicialmente para ajudar em pescarias e caçadas, a vocação natural do Labrador é trabalhar e estar em movimento com frequência. Se for deixado sozinho, poderá ficar entediado. Portanto, é um animal que necessita de atividades diárias e muito exercício físico e mental.
Não é recomendado deixá-lo sozinho, principalmente se você trabalha o dia inteiro e só volta para casa muito tarde!
Labrador adora comer, de modo que, sem exercícios, engorda facilmente. Requer atenção e amor tanto quanto comida e água, e é muito fácil de treinar, tanto que constamente utilizado como guia de cegos.
Devido ao seu temperamento equilibrado e a sua resistência, começaram a utilizar o Labrador como guia para cegos. Além disso, é muito utilizado em serviços da polícia e do corpo de bombeiros, auxiliando no resgate de vítimas em acidentes como desabamentos e até mesmo em casos de afogamento.
Sendo um cão de grande porte, pode apresentar displasia coxo-femuraluma alteração física na articulação entre o fêmur e a bacia do cão. Esta doença causa problemas delocomoção, dor e incômodo ao animal. É necessário tomar cuidado com criações irregulares e canis "fundo de quintal". Outro problema que afeta o Labrador é artrite e problemas articulares. Esses problemas ocorrem devido a grandes esforços físicos durante atividades que forçam os membros.
As alterações oculares mais comuns são a atrofia progressiva da retina que acomete cães com mais de sete anos de idade, cataratas e displasia retinal.
Labradores adoram água e são ótimos em atividades na piscina ou em lagos.Os pêlos estão dispostos em duas camadas: uma macia, por baixo, que o mantém quente e seco dentro da água, e uma outra, mais dura, que fica por fora e o ajuda a repelir a água.
A cor da pelagem do Labrador é sólida, podendo ser preta, amarela (creme claro ao vermelho da raposa) ou marrom (chocolate).
Em países como o Brasil, onde o clima é quente, a troca de pêlos é mais frequente do que o normal, o normal são duas trocas anuais. Alimentação adequada e de boa qualidade,escovagens frequentes e poucos banhos com shampoo ou sabonete, melhoram um pouco a situação.
Como disse no início desse post, tenho um labrador fêmea, a Julie.
Ela foi adotada pela minha família, após destruir o pará-choques do carro da sua antiga proprietária. Resolveram doá-la, pois não tinham tempo de "corrigir" o comportamento da Julie e nem paciência. Ela é super amorosa, quer brincar o tempo todo, tem muita energia para "gastar" e é muito inteligente. :D
Ela fez aulas de adestramento e agility, mas voltará em breve - em janeiro. Cães precisam fazer atividades que estimulem o cérebro e exercitem o corpo. Isso faz toda a diferença, tanto para o bom relacionamento com a família, quanto para a saúde do animal. Fica a dica!
Fonte: Kenkovet | Fotos: 12345678 e 9
Atenção! Mesmo publicando sobre uma raça específica de cão e relativamente cara, sou a favor da adoção de animais. Adotar é tudo de bom!
Acesse a lista de ONGs, abrigos e protetores de animais!
E antes de adotar um animal, leia o post sobre Posse Responsável

RAÇA: WEIMARANER

Nome da Raça: Weimaraner ou Braco de Weimar (também conhecido por Fantasma Prateado)
Origem: Alemanha
Utilização: Caça
Grupo: Apontadores continentais
Porte: Médio-pesado
Altura: 57 cm a 70 cm
Peso: 30 a 40kg
Pelagem: Curta ou longa
Cores: Cinza, nas tonalidades prata, corça ou rato.
Temperamento: Inteligente, companheiro, dócil, brincalhão, dominante e teimoso.

Essa raça é de origem Alemã. É uma raça muito antiga e não se sabe precisar exatamente quando surgiu. Há pinturas de 1600 retratando cães da raça Weimaraner, mas ainda não se possui todas as informações necessárias sobre o surgimento exato da raça.
Inicialmente, o Weimaraner era usado para caçar ursos, lobos e felinos. É um caçador exemplar. Sua mordida é macia, leve e muito firme. Atualmente, é mais usado como cão de companhia e para caça de aves.
Quando pequenos nascem com a coloração dos olhos verdes ou azuis. Quando ficam maiores seus olhos ficam com a coloração âmbar. *Adoro!*
Seu temperamento é vivo, sincero, afetuoso e alegre. Este cão é extremamente fiel e inteligente. Se bem treinado, gosta muito de correr e brincar. O Weimaraner não é agressivo e seu relacionamento com crianças é exemplar (meigo e calmo). Ele tem uma paciência incrível com todos da casa.
Ele é muito dócil e sabe proteger o dono e seu ambiente, quando se faz necessário. Late para dar alerta, é protetor e tem porte suficiente para intimidar, apesar de não ser um guardião daqueles que permanecem desconfiados na presença de estranhos.
É desportivo e versátil, pois tem boa resistência física.
Deixado sozinho por muito tempo ou em local em que não possa se exercitar o suficiente (é um cão que não tolera ficar muito tempo no canil ou preso em algum lugar), o Weimaraner tende a latir muito e a desenvolver maus hábitos, como ocorre com muitos outros cães de outras raças.
Por ser um cão inteligente, o Weimaraner aprende rápido quando treinado.Recomenda-se submetê-lo a adestramento de obediência desde filhote. Curioso, é dotado de uma habilidade única para imitar os movimentos humanos como, por exemplo, abrir trincos e maçanetas para fugir de casa. Hehehe. :O
Depois que eu fiz o post no meu outro blog sobre essa raça, conheci duas pessoas que me contaram um pouco sobre seus AUmigos Weimaraners, o Matheus e a Cláudia.
Matheus me enviou um e-mail contando que o Jacobda foto abaixo, é muito inteligente e que antes de completar um ano de idade, era super ativo e destruia tudo o que via pela frente. Atualmente, o Jacob está muito mais calmo, mas continua abrindo portas e geladeiras. Hahaha xD
Cláudia contou que a sua Weimaraner, a Peggy, veja foto abaixo, não late quando fica sozinha, somente quando ela e o marido estão juntos. Ela tem atitude dominante com outros cachorros, mas se dá muito bem com gatos. A Peggy sofre de ansiedade de separação.
O mais legal é que a Cláudia sabe da importância de levar sua cadela para passear e gastar energia. Ela passeia com a Peggy quatro vezes ao dia! Parabéns, Clau.
Espero que tenham gostado e conhecido um pouco mais do Weimaraner. ;)
Fontes: Pet Mag e Wikipedia - Fotos: 12345678 e 9
Atenção! Mesmo publicando sobre uma raça específica de cão e relativamente cara, sou a favor da adoção de animais. Adotar é tudo de bom!
Acesse a lista de ONGs, abrigos e protetores de animais!
E antes de adotar um animal, leia o post sobre Posse Responsável

Nome da Raça: Spitz Alemão Anão, (Deutscher Spitz) Spitz Alemão, Lulu da

 Pomerânia ou simplesmente Pomerânia
Origem: Alemanha
Utilização: Cão de guarda e companhia
Grupo: Toy
Porte: Miniatura
Peso: 2 Kg
Altura: 20 cm
Pelagem: O Spitz Alemão tem uma pelagem dupla: o pêlo externo é longo, reto e separado; o subpêlo é curto, grosso e lanoso. Não ondulada, crespa ou encordoada e nem repartida no dorso.
Tamanho do Pelo: Longo e denso
Cores: Preto, marrom, branco, laranja, cinza sombreado, outras cores: nuanças de cor, como: creme, creme areia, laranja areia, preto e fogo e particolor (tendo o branco como cor dominante). As marcas pretas, marrons, cinzas ou laranjas devem ser distribuídas sobre o corpo inteiro.
Temperamento: Dominante
Treinabilidade: Médio
Espaço Necessário: Pequeno
Frequencia de Troca de Pelo: Semestral
Necessidade de Tosa: Alguma

O Spitz Alemão Anão é descendente dos cães da Idade da Pedra, sendo uma das raças mais antigas da Europa Central. Muitas outras raças foram criadas a partir delas.
Os Spitz cativam pela beleza de sua pelagem, feita por um abundante subpêlo. Particularmente impressionante é o forte tipo de juba ao redor do pescoço (ruff) e a cauda com pelagem compacta e emplumada, portada sobre o dorso (parece uma juba de leão!). A cabeça de raposa com olhos alertas e as pequenas orelhas pontudas, próximas uma da outra, dão ao Spitz uma característica única: uma aparência atrevida (e um jeitinho todo travesso).
Eles adoram brincar, tem alguns momentos de euforia e logo sossegam.
Spitz Alemão Anão está sempre atento, esperto e é excepcionalmente fiel ao seu dono. É muito dócil e fácil de ser treinado.
São excelentes cães de companhia, muito dedicados aos seus donos. Alegres e dispostos. São ideais para pequenos espaços e donos moderadamente sedentários, uma vez que se contentam com passeios curtos.
De maneira geral, são cães muito alertas e podem avisar seus donos de qualquer alteraçãolatindo aos menores sinais. Essa característica é um dos problemas que podem trazer para os donos que quiserem mantê-los em apartamentos, e deve ser desestimulada desde a primeira infância.
Não é uma raça ideal para famílias com crianças muito pequenas, já que o animal é bem pequeno e frágil.
Spitz Alemão Anão, ocupa a 23ª posição no estudo do canadense Stanley Coren, autor do livro "A Inteligência dos Cães", que estabeleceu uma lista de obediência canina, comparando 133 raças e as classificando do primeiro lugar ao 79º. A tendência, segundo ele, é que o Spitz Anão e Pequeno obedeçam 85% das vezes ou mais a uma ordem eaprendam um comando novo com cinco repetições e, na pior das hipóteses, com 15.
A raça aprende com facilidade onde fazer suas necessidades. Eles costumam se manter limpos, pois não suportam sujeiro (são meio frescos quanto à isso).
Assista um vídeo super bacana sobre a raça (em inglês):http://www.youtube.com/watch?v=RKHt3FCaLEE
Fontes: CBKC e PetBrazil !
Acesse a lista de ONGs, abrigos e protetores de animais!
E antes de adotar um animal, leia o post sobre Posse Responsável

RAÇA: SAMOIEDA (SAMOYED)

Me apaixonei pelos Samoiedas, por isso, vou falar sobre a raça novamente

Nome da Raça: Samoieda (Samoyed), Samoiedskaïa Sabaka
Origem: Norte da Rússia e Sibéria
Utilização: tração de trenó e companhia
Grupo: Working
Porte: grande
Peso: 23/30 kg
Altura: 50/60 cm
Pelagem: dupla, com subpelo curto, macio e denso. Pelo de cobertura mais longo, áspero e reto
Cores: branco puro, creme ou branco com biscoito
Temperamento: alerta, companheiro, dócil e brincalhão

Samoieda é uma raça de cão muito primitiva, que muito pouco evoluiu nos últimos 5 mil anos (período em que surgiram a maioria das raças conhecidas nos tempos atuais).
Considerado pela maioria dos criadores do mundo como a raça mais bela de todos os cães, é possivelmente a mais dócil de todas. Também é considerado o animal mais domesticávelpelo homem.
Não possui glândulas subcutâneas e, portanto, não exala nenhum odor característico de cães.
O Lobo econômico e limpo: Samoieda“, como é conhecido, é um amigo fiel e capaz de tudo para estar na companhia de seu dono. Não é agressivo, tem um comportamento calmo, carinhoso e dócil, porém possui "personalidade forte".
Pode-se ter um Samoieda em apartamentos, desde que seu dono o leve a passear todos os dias.
É um cão extremamente curioso e gosta muito de brincar. Aprende com facilidade. 
Sempre muito atencioso com o seu dono quer receber essa atenção de volta. Também de adapta muito bem com crianças.
O “sorriso Samoieda” (parece que ele sorri e é a sua características mais marcante),denota a habitual simpatia desta raça.
Mesmo oriundo de regiões nórdicas, onde o clima é sempre abaixo de zero, o Samoieda soube se adaptar ao clima dos trópicos, o que resulta na troca de pêlo nas mudanças de estação. A raça exige poucos cuidados em relação à sua pelagem (branca e limpa por natureza) e faz sua própria higiene, lambendo-se por inteiro. Mas necessita de uma ou duas boas escovações semanais, para a remoção de pêlos mortos, principalmente nas épocas de muda, gestação das fêmeas e na permanência de sua cor (branca).
Valores aproximados de um filhote de Samoiedamacho R$1.500,00 e fêmea R$1.800,00.
Vídeo super legal sobre a raça Samoieda (em inglês)http://www.youtube.com/watch?v=C263BCfOD9c

Nenhum comentário:

Postar um comentário