domingo, 28 de outubro de 2012


Como os cães aprendem Pt.1 - Ação e reação

Como os cães aprendem
Andei percebendo que muitas pessoas tem dificuldade de ensinar os comandos basicos senta, deita e fica aos seus cães e muitos dos textos que explicam como fazer, explicam pela metade.
Para obter sucesso é importante entender um pouquinho mais sobre como os cães aprendem e seguir algumas regrinhas basicas que vão ajudar a ensinar qualquer coisa pro seu peludo.
Nesta primeira parte vou falar um pouco sobre estas regras e como usa-las ao seu favor.
Este post é em partes uma tradução do texto How Dogs Learn - Operant Conditioning tirado do site http://dogscouts.org/ e enriquecido com meus próprios comentários e experiências.
Consequências
Cães (ou qualquer ser com um cérebro) aprendem basedos nas consequências de seus atos. Por exemplo: se ele fuçar no lixo uma vez e encontrar aquele resto de hot dog que você jogou fora ele provavelmente irá fuçar de novo, se quando filhote morder a teta da mãe forte demais ficará sem leite, etc. Todas as ações tem consequências e estas consequências afetam o comportamento.
Na vida, existem três tipos de consequências: Boas, neutras e ruins.
As boas reforçam uma ação de modo que elas provavelmente serão repetidas. Por Exmplo: Quando você come em um bom restaurante, é provável que volte mais vezes. Se seu cão encontra salsichas deliciosas no lixo é provável que no futuro ele revire o lixo de novo na esperança de encontrar mais.
Agora, se você vai a um restaurante e o serviço é péssimo, pode ser que você tente voltar mais uma vez, mas se dessa vez o serviço também for horrível você provavelmente não voltará mais. Quando um filhote come uma coisa com gosto ruim ele pode experimentar de novo, mas raramente comerá uma terceira vez.
No adestramento isto se traduz nos reforços e recompensas, se seu cão fez uma coisa que você considera boa e ganhou um petisco/brinquedo/carinho é provavel que ele repita o comportamento. Existem pessoas que vão pelo lado contrario, punindo o cão por ter feito algo ruim, eu sinceramente desaconselho e você pode entender porque lendo este post.
Controle
Quando se controla consequências, se controla comportamento. Você tem muito mais controle sobre as coisas boas e ruins do que você imagina, apenas não está totalmente ciente do que coisas boas e ruins são e pode até as estar usando sem perceber de modo que esteja criando o comportamento oposto ao desejado e também perdendo ótimas oportunidades de adestramento.
Você pode até sentir que seu cão está te controlando! Isto acontece porque as mesmas regras e princípios se aplicam ao seu comportamento. Você quer que coisas boas aconteçam e coisas ruins parem de acontecer.
Recompensa = Repetição
Suas respostas ao comportamento do seu cachorro podem SIM criar situações onde ele passa a controlar você. Ele simplesmente aprende o que funciona.
Por exemplo: Se quando ele coloca uma bolinha no seu colo e você a joga, ele provavelmente repetirá esta ação porque ganhou o que queria, que você jogasse a bola. Se ele pula em você e ganha carinho e atenção ele provavelmente pulará de novo e um cão não entende a diferença entre as patas limpas ou sujas de lama, ele repetirá pois anteriormente ganhou uma recompensa por pular, o carinho.
A boa noticia é: você pode usar tudo isto em beneficio próprio!
Com as patas sujas não!
Ganhando Recompensas
Você tem (ou deveria ter) controle sobre tudo que seu cão quer na vida: comida, o mundo lá fora, atenção, outros cães, cheiros no chão, postes, etc e bincadeiras. Você tem o poder de fazer brinquedos ganhrem vida ao jogá-los ou brincando de cabo-de-guerra. Você tem mãos que podem pegar coisas, abrir portas e pacotes de comida!!
A maioria das pessoas não faz bom uso destas habilidades, elas pensam o contrário; Elas pensam que porque provem comida, carinho, passeios ou brinquedos o cão deveria ser obediente em retorno e quando isto não acontece ficam frustradas, achando que o cão não as ama. Bem, para que um cão seja obediente ele tem que fazer a parte dele primeiro.
Se você mostrar ao cão que para comer, passear, brincar ele tem que obedecer primeiro (nem que seja um simples senta), com o tempo ele entenderá que obedecer é um modo de ganhar o que quer mais do que algo que interfere com as coisas boas da vida.
Recompensas Seletivas
É o chamdo “programa nada na vida vem de graça” e se você usa a seu favor ou não, lembre-se: toda vez que abre uma porta, coloca o pote de comida no chão, joga uma bolinha ou sai para passear etá recompensando o cão.
Tudo que precisa fazer é estar ciente do processo e selecionar comportamentos para recompensar em vez de recompensar o que quer que o cão esteja fazendo quando algo bom está para acontecer. No entanto você tem que estar preparado para segurar a recompensa caso o cão não obedeça ou ele não terá motivos para obedecer. Se você dá comida independente dele ter sentado ou não, porque deveria sentar antes de comer e não pular?
Comportamento + Reforço = Repetição do Comportamento
Ser “bem sucedido” para um animal significa que um certo comportamento foi recompensado. Isto significa que algo bom aconteceu ou algo ruim acabou. Comportamentos reforçados tentem a se repetir. Esta é uma lei que se aplica a todos os seres vivos. E a essência do adestramento, então marque bem: Tudo que tem que fazer é mostrar ao cão quais ações serão recompensadas e como prever a probabilidade de isto acontecer. Para isto existem os comandos, mas este assunto fica para a parte 2.
Lembre-se: Recompense o bom e ignore o ruim, mostre ao seu cão o certo pelo menos 10 vezes antes de dar bronca por ter feito algo errado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário