quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O Husky características


 Características

O Husky Possui uma pelagem densa e dupla, nunca deverá ser longa e/ou oleosa.
Esta pelagem será trocada 2 vezes ao ano em abundância. Nesta época é aconselhável sempre escovar o pelo de seu Husky bastante, utilizando uma rasqueadeira de plástico, pois aço pode ferir o animal.

Banco de automóveis, carpetes, roupas escuras, etc. Certamente sofrerão uma bela decoração com pelos (certamente removível com uma escova ou pano úmido)
O Husky Siberiano tipicamente possui uma estrutura física musculosa(''Husky'' significa ''robusto'' em inglês), e são fortes comparados a outros cães do mesmo porte, mas não devem ser obesos.
Eles são cobertos por uma densa camada dupla de pêlo que tem uma variedade de cores e padrões, comumente com pernas e patas brancas, manchas no rosto e a ponta do rabo branca. As cores mais comuns são: Preta e branco, Cinza e branco, Caramelo e branco (Ou marrom), Branco puro e Piebald, ainda que muitos indivíduos têm variações marrons, avermelhadas, marrom claro e alguns são malhados (Conhecidos no Piebald).


Seus olhos podem serem de várias cores, azuis, castanhos ou verdes. A cor azul clara é característica, apesar de não dominantes.
São aceitos na raça olhos castanhos, mel, verde e azuis, podendo ser ambos da mesma cor ou um de cada cor ou parte colorido

Partcolor - O Husky possui uma mancha no olho, pode ser marrom, azul, verde, etc. É aceita no padrão da raça, essa mancha não é uma doença que o Siberiano possui, é apenas mais um de suas características fantásticas.
Bicolor - Possui um olho de uma cor e o outro de outra. Pode ser um olho azul e o outro castanho, etc. Também é aceita no padrão da raça e não significa nenhuma doença, é uma forte característica deles.

Todas essas cores são aceitas no padrão da raça Husky Siberiano.

Temperamento

São muito carinhosos e atenciosos, entretanto precisam gastar suas energias para que não se tornem problemas para seu dono. Eles precisam primeiramente de espaço e atenção. O Husky Siberiano é muito brincalhão. Por esse motivo, este cão é recomendado para as crianças com cinco anos em diante. Crianças com menos de quatro anos podem não ter domínio sobre o cão, pois ele também é dotado de uma grande força.


Normalmente completamente dócil e aficionado com as pessoas, os siberianos possuem um forte instinto de caçador e ceratemente irão podem matar gatos, coelhos, galinhas, pássaros e outros pequenos animais, devido ao seu instinto predatório. Devem ser mantidos em cercados seguros pois frequentemente desaparecem em longas viagens para caçar. Não se deve permitir a eles passearem sozinhos ou sem coleira. Eles são treináveis até um certo grau, mas paciência é necessária, pois são extremamente curiosos e esta cuirosidade lhes rouba a atenção que deveriam prestar ao dono. São naturalmente independentes e não vão obedecer cegamente a todos os comandos.

Não tendem a comportamento agressivo ante outros cães, mas se atacados podem lutar ferozmente, entretanto ão costumam ser desconfiados oumaliciosos quanto a um ataque imiente de outro animal. Os Huskies são também cães de trabalho desenvolvidos para puxar trenós. Por esse motivo, é bom fazê-lo puxar de vez em quando de 6 a 11 quilos. Também são excelentes câes de companhia para longas caminhadas ou corrida (usar guia ou pista fechada).



Saúde

Siberianos são normalmente cães saudáveis, vivendo tipicamente de 11 a 15 anos de idade. Esta raça precisa de uma dieta de alta qualidade com muita proteína e gordura, principalmente se for usada para o trabalho (como puxar trenós). É dito que os huskies são os cães com mais "eficiência em combustível", já que consomem menos comida que outras raças de trabalho de tamanho similar e nível de atividade. A dieta precisa ser ajustada para o seu nível de trabalho e exercício; caso contrário, pode ocorrer obesidade em cães não exercitados e muito alimentados. Doença que deve-se ter cuidado é a erlichia, transmitida pelo carrapato. 

Cães não selecionados provavelmente desenvolverão glaucoma, pois é hereditário, por isso a importância de saber a procedência do cão e conhecer os pais ou avós, não sendo realmente necessário o Pedigree a menos que você deseje participar de competições com seu cão, um certificado emitido pelo próprio criador é suficiente para você ter certeza de ter adquirido um autêntico Husky Siberiano.

Peso (de acordo com o padrão ofical da raça) 
Machos de 20,5 a 28Kg e fêmeas de 15,5 a 23Kg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário