quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Husky Siberiano


Husky Siberiano


O Husky Siberiano é uma raça canina, de porte médio, originário da Sibéria. Possui aparência primitiva, lembrando o lobo.
Foi importado pela primeira vez ao Alasca, no ano de 1909, para ser usado puxando trenós. É muito popular na América, especialmente no Canadá.

Padrão Racial

São animais muito ligeiros e movimentam-se com graciosidade. Os machos medem de 53,5 cm a 60 cm e pesam entre 20 kg a 28 kg; as fêmeas medem de 50,5 cm a 56 cm e pesam entre 15,5 kg a 20 kg.
A pelagem do Husky Siberiano é dupla, de comprimento médio, mas não tão longa ao ponto de camuflar as linhas bem definidas do animal. O subpêlo é macio e denso, retos e assentados, de cor desde o preto até o branco puro; é comum uma variedade de marcações na cabeça.
Possuem cabeça de tamanho mediano e proporcional ao corpo; levemente arredondada no topo, afilando aos poucos; o stop é bem definido; a trufa é preta nos animais de cor cinza, castanha ou preta; fígado nos cães cobre; pode ser avermelhado em cães todo branco. O focinho afila gradualmente para a trufa; os olhos são amendoados, de cor azul ou marrom, é aceito também olhos de cores diferentes ou um olho particolorido; as orelhas são de tamanho médio, triangulares, inseridas no alto e próximas uma da outra.
O pescoço é reto e forte; o lombo é tendido e seco; a garupa encontra-se inclinada em relação à coluna vertebral; o peito é musculoso e profundo, sem ser muito largo.
Os membros anteriores são moderadamente afastados, paralelos e retos, de boa ossatura; a escápula é bem angulada; o braço é ligeiramente oblíquo para trás; cotovelos encontram-se rente ao corpo. Os membros posteriores são paralelos e relativamente afastados; as coxas são musculosas; os jarretes são curtos e com articulações bem definidas. As patas são ovaladas, de tamanho médio, compactas e os coxins plantares são bem revestidos.
A cauda é semelhante a de uma raposa ,de inserção baixa, portada acima da linha do dorso, fazendo uma curva em foice quando o animal está em atenção. Quando o animal está em repouso a cauda fica caída.

Temperamento

São animais muito independentes, ativos, inteligentes, amigáveis, gentis e expansivos, não são possessivos e nem desconfiados com pessoas estranhas. São muito enérgicos, por isso precisam de muito espaço para brincar; possuem instinto de caça, podendo perseguir outros animais, como ratos e gatos.
Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Husky_siberiano
http://familiapet.uol.com.br/caes/racas/huskysiberiano.htm
http://www.saudeanimal.com.br/husky.htm
http://www.cbkc.com.br/padroes/pdf/grupo5/husky.pdf
http://www.tocadosbichos.vet.br/fotos/fotos.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário